O Mês de Março iniciou e além de ser conhecido pelo Mês Internacional da Mulher, que especialmente é comemorado no dia 8 de Março, vamos compartilhar com vocês a importância e o porquê lhe foi dado este título neste mês.
Todo ano, desde 1908 alguma comemoração, mesmo que simples e não conhecido, acontecia durante o dia 8 de março. Isso se deu quando milhares de mulheres em busca de melhores condições de trabalho, salários igualitários e a busca por direito a voto se juntaram e marcharam pelas ruas de Nova York exigindo os seus direitos.
Com o passar dos anos e só apenas em 1975 que oficialmente a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a reconhecer e comemorar a data como o Dia Internacional da Mulher, aceitando a ação como algo importantíssima ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo.
Sabemos que a luta pelos direitos igualitários e tudo o que elas buscavam ao longo daquele período também acontece nos dias de hoje. A busca constante de valorização, reconhecimento, seja ele profissional ou não, não é somente apagado no dia 8 e sim praticamente o ano todo.
Com isso, o Mês de Março passou a ser um símbolo de reconhecimento pelas mulheres que lutaram lá no século passado, para que as mulheres do nosso século e dos que ainda virão tenham direito (e deveres) iguais a todos.
O dia 8 de Março não pode ser apenas um dia voltado a presentes, declarações e homenagens, mas sim um momento de reflexões sobre o que realmente importa nesse dia e em todos os demais dias do ano.
As desigualdades, violências e abusos que acontecem em todo Brasil e no mundo não são normais e não podem ser silenciados. Se todos repensarmos sobre novas atitudes e formas de combates construiremos uma sociedade igualitária e sem preconceito de gêneros.
Lembrando que Em caso de violência não fique sozinha! Dirija-se à Unidade básica de Saúde ou Hospital de Emergência mais próximo. Você tem o direito ao atendimento emergencial e integral de saúde em toda a rede pública, incluindo a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/AIDS, Contracepção de Emergência e Gravidez (Lei 12.845/2013).
PRINCIPAIS ENDEREÇOS:
CREAS Rua Gildo Sevalli, n.º 363 Centro / Telefone: (11) 4692-6495 / De segunda a sexta com das 8h às 17h (12h às 13h fechado para almoço)
CRAS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social / CRAS) Rua Gildo Sevalli, n.º 257 Centro / Telefones: (11) 4692-7032 4692-1244 / De segunda a sexta com das 8h às 17h (12h às 13h fechado para almoço)
PRONTO ATENDIMENTO AV. Maria José de Siqueira Melo, 622 Jardim Takebe / Telefones: (11) 4692-2008 (11) 4692-1407 / Aberto 24hs
DELEGACIA DE POLÍCIA AV. Maria José Siqueira Melo, nº95 Cruz das Almas, SP/ Telefone: (11) 4692-2129
[Voltar] [Índice
de Notícias]