24/07/2019 - FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECEU NA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SANEAMENTO BÁSICO

Ontem (23) a Prefeitura Municipal de Biritiba Mirim através da Secretaria de Meio Ambiente promoveu na Câmara Municipal uma Audiência Pública para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico – Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário na Câmara Municipal.

O Saneamento Básico trata conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas.

O Plano de Saneamento Básico é o instrumento que vai definir a condução de todas as ações relacionadas ao saneamento básico no âmbito municipal, definindo prioridades de investimentos, objetivos e metas a serem alcançados nas áreas de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário. E elaboração do Plano e as políticas de saneamento básico estão previstos na Lei 11.445/2007, que estabelece de forma geral as diretrizes nacionais para os serviços, sendo observada a universalização, com qualidade e continuidade.

O Prefeito Walter Tajiri participou da abertura da Audiência e falou sobre a importância desse Plano. “Quando falamos de saneamento básico falamos de qualidade de vida, mais saúde e menos mortalidade, e esse é o primeiro passo para levarmos isso a todas as pessoas” disse ele.

A apresentação do Plano de Saneamento foi feita pelo Secretário de Meio Ambiente Adolfo Ribeiro, que abordou os principais pontos do projeto. Segundo ele, os bairros Hiroy, Castelano, Nova Biritiba, Jardim Real, Santo Antônio, Vale Verde e Vertentes foram apontados como locais a serem regularizados pela Prefeitura para receber os serviços de saneamento básico.

Em seguida o Secretário respondeu a perguntas e sugestões propostas pelos presentes. Todas as colocações feitas durante a audiência foram registradas em ata e serão analisadas pelo corpo técnico da Prefeitura para estudar a viabilidade de acrescentar ao PMSB.

Segundo Adolfo o Plano é o passo inicial para expandir o atendimento sanitário no município. “É a partir o PMSB que criamos as diretrizes que norteiam o atendimento feita pela empresa prestadora do serviço no município” comentou.

O Plano vai ficar disponível para novas sugestões até o dia 30 de julho. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal ou enviar sua sugestão pelo “Fale com o Prefeito” através do site da Prefeitura.

[Voltar]   [�ndice de Not�cias]