20/03/2019 - OBRA DE TRANSPOSIÇÃO DO RIO ITAPANHAÚ DEVE SE INICIAR NO SEGUNDO SEMESTRE

O Prefeito Walter Tajiri se reuniu essa semana na Prefeitura com equipe da SABESP para realizar mais algumas tratativas em relação ao projeto de Aproveitamento da Bacia do Itapanhaú. Participaram dessa reunião a equipe da SABESP, composta pela Gerente Priscila Pantaleoni, o Engenheiro Nelson Silva, o Coordenador de Projetos João Luis Bertagna e a Advogada Mariana Soares, além de membros regionais da empresa.

Segundo Priscila Pantaleoni, o projeto consiste no Aproveitamento da Bacia do Rio Itapanhaú para Abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, mediante o sistema de reversão de águas do ribeiro Sertãozinho (formador do rio Itapanhaú) para o reservatório de Biritiba (bacia do Alto-Tietê).

Esse projeto foi criado após e crise hídrica sofrida pela região metropolitana nos anos de 2013 a 2015. Desde então esforços da SABESP e DAEE incluem a reversão deste rio com uma das frentes de auxílio aos sistemas produtores e distribuidores de água para a região.

A obra está avaliada em cerca de 92 milhões, e tem como objetivo principal a segurança hídrica. Segundo a equipe da SABESP a reversão de água do rio será pontual, apenas em casos de baixo nível nos reservatórios. “A transposição vai acontecer respeitando um limite mínimo de água no rio, apenas o excedente pode ser tirado e enviado para os reservatórios” disse a Gerente Priscila.

Nessa reunião o Prefeito Walter Tajiri pontuou a importância da obra para o Município e o Estado. “Além de gerar receita para a cidade, uma obra desse tamanho é de extrema necessidade para o Estado. Minha prioridade é que a empresa dê preferência a empregados da cidade para o trabalho que irão realizar” disse ele.

Além ISS que será gerado para Biritiba, a SABESP também se comprometeu em realizar o serviço de desassoreamento e limpeza dos córregos do Hiroy, Itaim e Santo Antônio, além da reconstituição e regularização de margens erodidas, paisagismo e melhorias urbanísticas nas vias onde os pedestres transitam.

Segundo a equipe da SABESP o projeto se encontra em fase de licenciamento ambiental e estima-se que as obras devem se iniciar entre agosto e setembro.