26/02/2019 - PREFEITO WALTER RECEBE ACERVO DO MUSEU MARIO FAVA

O Museu Mario Fava, da cidade de Bariri-SP homenageou a Prefeitura de Biritiba Mirim com um kit que conta a história dos Expedicionários da Carretera Pan Americana (1928 – 1938). Nessa expedição três brasileiros, Leônidas Borges de Oliveira, Francisco Lopes da Cruz e Mario Fava percorreram em um Ford T, 27.631 quilômetros para mapear a estrada que interliga as Américas, passando por 15 países.

Os três partiram do Rio de Janeiro com o Ford T e abriram caminhos entre campos, florestas, montanhas, pântanos e rios, os desbravadores encerraram a jornada sendo recebidos na Casa Branca, pelo Presidente Franklin Delano Roosevelt e o empresário Henry Ford.

O Museu Mario Fava, homenageou Biritiba, pois Estela, filha de Francisco Lopes da Cruz é moradora da cidade, além dos netos Jucimara, Tarso e Frida, e os bisnetos Enzo e Paloma.
A obra doada pelo museu que conta a história dos desbravadores será encaminhada para a Biblioteca Municipal. O acervo conta também com o livro “Memórias Póstumas do Expedicionário Francisco Lopes da Cruz” escrito pela autora e neta Jucimara da Cruz Ferraz.