22/11/2018 - FIQUE SABENDO PROMOVE TESTES RÁPIDOS PARA DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Biritiba Mirim iniciou nessa semana o Fique Sabendo, uma campanha com o objetivo de realizar testes rápidos sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Esse teste deve ser realizado por quem possui vida sexual ativa, manteve relação sexual (oral, vaginal ou anal) sem camisinha, compartilhou seringas e agulhas, está grávida ou pretende engravidar ou se possui parceira grávida.

Os testes rápidos realizados durante a campanha são para as seguintes doenças: HIV/Aids, Sífilis, Hepatite B e C. A testagem é feita de forma rápida e segura, com apenas gotas de sangue coletados do seu dedos obtêm-se o resultado no mesmo dia.

Na última quarta (22) foram realizados 25 testes com funcionários da Prefeitura para dar início a campanha pela equipe da Vigilância. A Enfermeira Epidemiológica Responsável Sandra Morine auxiliada pela Digitadora da Vigilância Carolina Lugobone aplicou os testes, que são feitas de forma rápida e o resultado sai no mesmo momento.

A Prefeitura vai promover três ações extra muro para levar os testes até a população biritibana. Ela vai acontecer em conjunto com o “Todos em Ação”, um evento que vai reunir as Secretarias do município para um mutirão de atendimentos em diversas áreas de interesse da população biritibana nos seguintes locais:

• 24/11 – EMEF Sandra Regina de Freitas – Cruz das Almas (9:00 as 12:00)
• 01/12 – Praça São Benedito - Centro (9:00 as 12:00)
• 08/12 – EMEF Helena Ricci Barbosa – Hiroy (09:00 as 12:00)

Os testes são gratuitos, sigilosos e não requerem jejum. Fazer o teste é um direito seu!