30/10/2018 - NOVA ORGANIZAÇÃO PASSA A ADMINISTRAR O PRONTO ATENDIMENTO

A partir de hoje (30), a ABRAUT (Associação Brasileira de Assistência a Unidades Terapêuticas) substitui o do Instituto São Miguel Arcanjo na administração do Pronto-Atendimento Irio Taino.

No mês de agosto desse ano, o Instituto São Miguel substituiu a empresa INTS (Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública) na gestão do PA, devido uma decisão judicial que pediu a troca por motivos contratuais. Segundo o juiz, a Prefeitura deveria contratar uma empresa em caráter emergencial por 90 dias prorrogáveis por mais 90 até realizar uma licitação para decidir quem assumiria a gestão do Pronto Atendimento em caráter definitivo.

Devido a diversas mudanças que ocorreram no município, essa licitação não conseguiu ser finalizada. Segundo a Secretária de Saúde Municipal Valdina de Morais, o Prefeito Walter Tajiri optou por não estender o contrato com o Instituto São Miguel Arcanjo. “Desde que assumimos a gestão municipal, vínhamos recebendo diversas reclamações dos munícipes em relação a equipe médica. A população não estava satisfeita com o atendimento, então decidimos trocar a gestão por uma nova empresa” disse ela.

Além disso houve um parecer do Procurador Geral Municipal Marcio Nakano contrário a essa recontratação. Segundo ele existe uma Comissão de Saúde que avalia trimestralmente o serviço oferecido no Pronto-Atendimento, e que apontou diversos problemas na administração do Instituto São Miguel Arcanjo que não foram resolvidos por ela, por isso a PGM se posicionou contrária a recontratação.

Valdina também explicou que em até 90 dias uma Organização de Saúde vai assumir por definitivo a gestão do Pronto Atendimento, e que o esse contrato emergencial foi feito num valor abaixo do anterior: Uma economia de quase 30 mil reais aos cofres públicos por mês.

O Prefeito Walter Tajiri explicou que essa mudança foi necessária, pois o contrato venceu e ele preferiu não optar pela recontratação. “Infelizmente a população não estava satisfeita com o serviço oferecido, e a minha maior preocupação é oferecer uma  saúde de qualidade aos biritibanos, por isso optei pela troca por uma organização mais preparada” disse ele.