16/08/2018 - PREFEITURA PROMOVE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA

A Prefeitura de Biritiba Mirim através da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária e Epidemiológica promove no mês de agosto a campanha de vacinação antirrábica para os cães e gatos de nossa cidade. O período de vacinação vai de 13 de agosto até 11 de setembro.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças.

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos), que duram em média de 2 a 10 dias.
Nesse período o paciente apresenta mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. Podem ocorrer linfoadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, e conseqüentemente a raiva humana.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Paster, nossa cidade atualmente possui 6918 cães e gatos. A meta da Vigilância Sanitária e Epidemiológica é vacinar todos os animais do nosso município, por isso é muito importante que todos os munícipes levem seus animais para receber a dosagem e prevenir que a doença se torne um problema em Biritiba.

A campanha estará presente em todos os bairros. Confira o cronograma completo aqui

Fonte: Ministério da Saúde