14/08/2018 - SAÚDE E ALEGRIA DOS SERTÕES ATENDEU 1,1 MIL PESSOAS EM NOSSO MUNICÍPIO

No começo do mês de agosto, a nossa cidade recebeu pela segunda vez o Saúde e Alegria dos Sertões (SAS), um projeto de saúde entretenimento que leva atendimento médico e alegria para diversas cidades do país. Em parceria com a Prefeitura de Biritiba Mirim o SAS forneceu atendimento oftalmológico, odontológico e ginecológico para crianças e adultos do nosso município.

Nessa segunda edição o projeto atendeu cerca de 1,1 mil pessoas nas diversas ações oferecidas.
No projeto Ver Magia, de oftalmologia, foi realizada a triagem de 188 crianças no sábado e de outras 154 no domingo, totalizando 342 crianças triadas no fim de semana. Depois de passar pela triagem, 138 crianças foram atendidas no sábado e 126 no domingo, totalizando 264 crianças, que passaram por atendimento oftalmológico completo.

Todo o projeto é conduzido por médicos oftalmologistas voluntários. Segundo a coordenadora do Ver Magia, Carolina Carneiro, os números indicam uma alta incidência de problemas de vista entre as crianças de Biritiba Mirim.

Através de parceiros do SAS, 147 óculos de grau prescritos serão produzidos para entrega no fim de setembro, em viagem específica para essa finalidade. Os óculos são produzidos a partir do resíduo industrial de tubos de pasta de dentes, reafirmando o compromisso do SAS Brasil com a sustentabilidade.  As crianças puderam experimentar diversos modelos e escolher as cores que preferem para os óculos que receberão. Totalmente gratuitos, os óculos são resistentes. A prefeitura de Biritiba Mirim, representada pela Secretaria de Saúde, vai enviar para o SAS Brasil índices de desempenho escolar das crianças atendidas para que possamos acompanhar o desenvolvimento delas a partir do uso dos óculos.

No projeto Anariá, de saúde e valorização da mulher, foi feita a devolutiva de exames realizados na cidade em maio, levando os resultados para dezenas de pacientes. Na frente ginecológica, o Anariá tem foco no rastreamento de lesões precursoras de câncer de colo de útero, com procedimentos realizados no contêiner desenhado especialmente para o atendimento com privacidade e profissionalismo das pacientes. Com o moderno exame Cobas, o projeto Anariá consegue fazer o rastreamento e tirar as mulheres da fila do papanicolau durante cinco anos.

O número de consultas na última ação em Biritiba Mirim chegou a 88 no sábado, nove delas de mulheres que ainda não haviam sido consultadas em maio, e 56 no domingo, totalizando 144 pacientes. No domingo, realizamos ainda exames e procedimentos. Foram feitas seis colposcopias e uma biópsia, números que demonstram o compromisso do SAS Brasil em reduzir a fila pública de atendimentos.

Dando continuidade ao trabalho iniciado em maio em Biritiba Mirim, os dentistas e estudantes da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP) fizeram atendimentos e uma série de procedimentos em crianças e adolescentes na cidade. Além disso, houve ações educativas, com palestras para crianças e pais sobre higiene bucal e a forma correta de escovar os dentes e aplicação de flúor, com um total de 38 crianças beneficiadas nessa última ação.

No sábado, foram realizados 61 atendimentos, com 151 procedimentos odontológicos. No domingo, foram 60 atendimentos e 91 procedimentos. Ao todo, na segunda ação do SAS Brasil em Biritiba Mirim o Sorrisaria realizou 121 atendimentos com 242 procedimentos, realizados por um time de 14 voluntários.

Também em continuação à ação iniciada em maio e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Biritiba Mirim, voluntários do SAS Brasil fizeram no último fim de semana, o plantio de mais 20 mudas nativas da região para compensar a emissão da caravana dos 15 carros, uma moto, um ônibus (cedido pela Prefeitura) e a carreta que transporta o contêiner-consultório do SAS Brasil. Ao todo, entre as duas ações, 40 mudas nativas foram plantadas.

FONTE: SAS Brasil