03/05/2018 - Grande projeto social, é realizado em Biritiba Mirim

"A nossa cidade ganhou muito com a vinda do S.A.S no município, foi maravilhoso o trabalho, e estou feliz em ter conseguido trazer esse grandioso grupo aqui. Irão voltar e completar suas ações, um trabalho tão importante como esse tem meu total apoio." Afirmou o Prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar

A Prefeitura Municipal e o SAS Brasil,  ao longo dos dias 28, 29 e 30 de abril, realizou ações de saúde, entretenimento e sustentabilidade em Biritiba Mirim (SP). Mais de 1,2 mil pessoas estiveram presentes nas ações, realizadas por um grupo de 80 voluntários vindos de São Paulo.

No projeto Anariá, de saúde e valorização da mulher, foram realizados 122 atendimentos ginecológicos, 91 ultrassons e 213 coletas do moderno exame Cobas, que faz o rastreamento de lesões precursoras de câncer de colo de útero e permite que as pacientes fiquem até 5 anos sem repetir o papanicolau.

Também realizamos uma capacitação sobre violência doméstica com a participação de 6 pessoas, lideranças locais que darão seguimento na cidade a ações relacionadas ao tema. Houve ainda três palestras sobre saúde da mulher, com a presença de cerca de 100 pessoas ao todo, aprendendo sobre infecção urinária, métodos contraceptivos, câncer de mama e de colo de útero, aborto e gravidez, entre outros temas.

No projeto Ver Magia, 841 crianças em idade escolar foram triadas em exames de acuidade visual. Desse total, 426 foram convidadas a dar sequência aos exames oftalmológicos que serão realizados no feriado de Corpus Christi, quando os voluntários retornarão à cidade.
No projeto Sorrisaria, nossos dentistas realizaram 250 atendimentos odontológicos em crianças, além de terem promovido atividades educativas ensinando a importância da escovação dental para 750 crianças. Também houve aplicação de flúor em 300 crianças.

Na Alegria, mais de 800 crianças participaram das atividades ao longo dos três dias, incluindo jogos de bola, pintura facial, brinquedos infláveis, cama elástica e piscina de bolinhas. Houve ainda a “superfórmula”, ação de distribuição do vermífugo albendazol com voluntários fantasiados de super-heróis, que medicaram 308 crianças.

Na área de Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente os voluntários fizeram o plantio de 20 mudas nativas para compensar a emissão de carbono da caravana, ajudando a manter a mata ciliar na cidade. No retorno, em Corpus Christi, mais mudas serão plantadas no município.

Fonte: Gabriel Jesus - Secretário de Comunicação