11/04/2018 - Prefeito Jarbas trará a Biritiba a maior ação social já realizada no município.

O Prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar, o Professor Jarbas, se reuniu no começo deste mês de abril com representantes da ONG S.A.S Brasil, que trará a Biritiba a maior ação social já realizada no município, com ações de saúde, entretenimento e sustentabilidade.

O que será oferecido à população?
Entre as ações oferecidas nas expedições do S.A.S Brasil estão atendimentos médicos (ginecológicos, oftalmológicos e dermatológicos), procedimentos odontológicos, prescrição e entrega gratuita de óculos de grau a crianças, mutirões de câncer de pele e encaminhamento para cirurgias, palestras sobre saúde bucal e saúde da mulher, atividades de sustentabilidade, cursos de prevenção de acidentes na infância para pais e professores e de primeiros socorros e urgência e emergência para profissionais locais, aplicação do vermífugo albendazol em crianças, atividades esportivas, de entretenimento e educativas, entre outras. Haverá uma sessão de cinema itinerante e várias outras surpresas.

Próxima expedição:
Biritiba Mirim/SP
Em comemoração ao aniversário de Biritiba Mirim, o S.A.S Brasil fará 4 visitas ao nosso município. A primeira delas será feita por coordenadores no dia 16 de abril, para treinamento de professores da rede pública de ensino para a realização de pré-triagem de acuidade dos alunos da rede de ensino. Professores interessados podem entrar em contato com a ONG pelo e-mail: contato@sasbrasil.org.br.

Na segunda visita, dezenas de voluntários farão a triagem médica para atendimento. Essa ação ocorrerá na EMEF Prof. João Cardoso de Siqueira Primo (av. Ferdinando Jungers, 35, Centro), entre os dias 28 e 30 de abril. No fim de maio, na mesma escola, serão realizados os atendimentos médicos nos pacientes triados, durante o feriado de Corpus Christi (31 de maio a 2 de junho). Cerca de um mês e meio depois, em data a ser informada, os voluntários da ONG voltarão a Biritiba para a entrega dos óculos receitados e devolutiva de exames. A participação da população é totalmente gratuita. Nas visitas realizadas na EMEF Prof. João Cardoso de Siqueira Primo haverá ainda atividades de entretenimento para as crianças.

A triagem nas áreas de oftalmologia, ginecologia e odontologia, realizada no feriado do Dia do Trabalho, será feita por uma equipe de cerca de 70 voluntários. Serão atendidas crianças em idade escolar e mulheres de 30 a 65 anos. No time de voluntários haverá médicos de várias especialidades, enfermeiros, profissionais de várias áreas, além de uma completa estrutura logística e de alegria. A expectativa é triar mais de 4 mil pessoas.

O que é o SAS Brasil?
Criado em 2013 por grupo de amigos, o S.A.S Brasil é, desde 2014, a ação social oficial do Rally dos Sertões, tradicional competição de off road que percorre os sertões brasileiros. A turma inicial, composta por oito pessoas, queria dar um sentido maior à paixão comum de viajar de carro. Assim nasceu o projeto, que já percorreu mais de 45 mil km em vários estados, visitando e atendendo a população carente de dezenas de cidades.

Desde 2015, o S.A.S Brasil também realiza expedições autônomas, como as que serão feitas em Biritiba. Em todas as viagens, o grupo, que hoje conta com dezenas de voluntários, promove ações de saúde, bem-estar, entretenimento e sustentabilidade. Em cinco anos, o S.A.S Brasil já impactou mais de 30 mil pessoas em expedições que atravessaram todas as regiões do país. “Acreditamos que cada pessoa tem muito a contribuir por um mundo melhor e fazemos um convite para que cada um descubra, em uma viagem sensacional, sua maneira de fazer isso”, diz Adriana Mallet, coordenadora geral e da área médica da ONG.

O lema da equipe é “inspirar o melhor das pessoas por um Brasil melhor”. As ações são realizadas de forma descontraída, natural e lúdica. Um dos exemplos é a aplicação da “superfórmula”. Usando fantasias de super-heróis, voluntários reúnem as crianças, que fazem fila para tomar o vermífugo albendazol - algo que seria impensável de outra forma. Com esse gesto simples, mais de 4,4 mil doses já foram distribuídas, salvando milhares dos perigos da verminose.

Para realizar as expedições e cumprir a missão de transformar o Brasil, o projeto conta com o apoio de empresas e de pessoas físicas. Quem se interessar pode colaborar mensalmente com qualquer valor pelo site www.catarse.me/sasbrasil4x4. O S.A.S Brasil tem uma estrutura que conta com quatro contêineres com consultórios médicos completos (um dos contêineres é dedicado especificamente à saúde da mulher, oferecendo privacidade às pacientes) e uma mega tela de 180 polegadas montada para sessões de cinema itinerante, com equipamentos de ponta.

Confira o vídeo:

Fonte: Gabriel Jesus - Secretário de Comunicação