24/08/2017 - Sistema de gás com prazo vencido é trocado pela Prefeitura de Biritiba

Novo sistema com aprovação dos Bombeiros

Por determinação do prefeito de Biritiba Mirim, Jarbas Ezequiel de Aguiar, o Professor Jarbas, a prefeitura substituiu registros e outros equipamentos do sistema de gás da Escola Municipal João Cardoso de Siqueira Primo, que estavam com data de validade vencida há nove anos.

De acordo com funcionários que trabalham no local, o cheiro de gás era constante, a após solicitação dos servidores por uma vistoria técnica da municipalidade, foi constatado o longo prazo de vencimento dos materiais, e consequentemente, o grave risco de explosão na escola.

Imediatamente, o prefeito Jarbas determinou a troca de registros, controladores, mangueiras, tubulação, entre outros equipamentos que apresentavam desgaste, e colocavam em perigo os alunos e trabalhadores na unidade escolar.

De acordo com técnicos da Prefeitura, o antigo sistema de gás foi instalado há 14 anos, ainda na gestão do ex-prefeito Roberto Pereira da Silva, o Jacaré, e o prazo de validade de todo o material estava encerrado há nove anos. O novo aparato conta, inclusive, com aprovação dos Bombeiros, e tem validade de cinco anos.

O que chamou mais atenção, é o fato da escola ter passado por ampla reforma na gestão municipal anterior, e o sistema de gás não ter recebido qualquer melhoria, pois no período das obras, o equipamento já tinha sua validade vencida há vários anos, e o risco desde então já era iminente.

Assim que tomou conhecimento da situação, o prefeito Jarbas solicitou a substituição imediata de todo o sistema, e a vistoria de todos os equipamentos semelhantes nas escolas e outras repartições municipais, e se necessário, promover os reparos pertinentes.

“Assim que eu tomei conhecimento desse problema, providenciamos a substituição de todos os materiais do sistema de gás da escola João Cardoso. Essa unidade escolar passou por reforma na gestão anterior, mas não trocaram o sistema de gás, que já estava há muito tempo vencido, e colocava em risco a vida dos alunos e dos funcionários da escola. Já mandei vistoriar todas as escolas pra saber se existe esse mesmo problema em outras unidade para também promovermos a substituição dos equipamentos. É minha obrigação como gestor, zelar pela segurança da população”, disse o prefeito.

Fonte: Renato Ourives - Secretário de Comunicação