07/04/2017 - Professor Jarbas reivindica “Frente de Trabalho e Time do Emprego”

Os municípios da Região deverão ser contemplados, no segundo semestre, com programas de qualificação profissional, que visam capacitar a população para a recolocação no mercado de trabalho. O anúncio foi feito na quinta-feira (06) pelo secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, durante reunião articulada pelo Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Alto Tietê.

Os principais pedidos apresentados ao secretário Ribeiro foram para que a Região seja contemplada com o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), com novas turmas de Frente de Trabalho e o Time do Emprego.  As iniciativas são consideradas prioritárias pelos prefeitos e secretários dos 11 municípios em razão do alto índice de desemprego gerado pela crise econômica.

Dentre as solicitações, o PEQ é o que teve a resposta mais positiva da Pasta estadual. “É fundamental qualificar os trabalhadores para que na retomada da economia eles estejam preparados para voltar ao mercado de trabalho. A nossa expectativa é de que no segundo semestre possamos trabalhar a qualificação profissional no Alto Tietê através do programa estadual e também de convênios com o Ministério do Trabalho”, afirmou o secretário José Luiz Ribeiro.

O município de Biritiba Mirim foi representado pelo prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar (PV), o Professor Jarbas que solicitou da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, vagas para Frente de Trabalho na cidade, bem como cursos de qualificação profissional e o projeto Time do Emprego, que capacita jovens para o mercado de trabalho.  O professor ainda ressaltou que em uma conversa com o secretário de Estado José Luiz Ribeiro e com deputado estadual Luiz Carlos Gondin (SDD), o Dr. Gondim ambos se comprometeram em ajudar a cidade nesta questão. “Estou engajado em trazer, não só mais empregos para a Biritiba, mas também preparar a população para ocupar as melhores vagas no mercado de trabalho”, salientou.

O deputado Luis Carlos Gondim, alertou que o desemprego nas cidades da região é assustador e há necessidade de união dos municípios para ampliar as possibilidades de parceria com o Governo do Estado. “Precisamos conhecer os programas que a Secretaria tem e que podem ser levados para o Alto Tietê”, afirmou.

Fonte: Andreia Rafael - Secretária de Comunicação