Prefeitura de Biritiba Mirim - Banco do Povo vai voltar a funcionar na cidade

01/02/2017 - Banco do Povo vai voltar a funcionar na cidade

Após ser desativado pela administração anterior, o Banco do Povo que já favoreceu muito a população e empresários em Biritiba Mirim, voltará a funcionar após decisão do prefeito municipal, professor Jarbas Ezequiel de Aguiar (PV). A confirmação deste empreendimento na cidade foi feita através de reunião que aconteceu no dia 25 de janeiro no gabinete do chefe do executivo.

“É inadmissível que um programa como este, que favorece a população seja extinto de nossa cidade, isso precisa voltar.”, comentou Jarbas.

O Banco do Povo Paulista é um programa de microcrédito produtivo desenvolvido pela Prefeitura de Biritiba Mirim em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Tem como objetivo promover a geração de emprego e renda, por meio da concessão de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos. Destina-se a empreendedores formais ou informais, cooperativas ou formas associativas de produção ou trabalho. Ou seja, mesmo quem não tem empresa aberta pode ser beneficiado pelo programa. Os juros oferecidos são os menores do mercado.

A quem se destina?
Empreendedores, formais ou informais, M.E.I., produtores rurais formalizados, cooperativas e associações de produção formalmente constituídas.

O que pode ser financiado?
Capital de giro: compra de mercadorias e matérias-primas industrializáveis, conserto de máquinas, equipamentos e de veículos. Investimento fixo: compra de máquinas, equipamentos, veículos (desde que de uso exclusivo do empreendimento) e/ou ferramentas.

O que não pode ser financiado?

Pagamento de dívidas, aquisição de veículo de passeio ou para locomoção diária, aquisição de participação societária em empreendimento formal, equipamentos usados financiados diretamente de pessoa física, combustíveis, compra de produtos ilegais, reforma, treinamentos, entre outros.

Como obter o financiamento?
O primeiro passo é verificar se o interessado atende aos requisitos: a quem se destina, o que pode ser financiado, exigências e garantias exigidas. O segundo passo é procurar a Unidade do Banco do Povo Paulista, onde o Agente de Crédito vai explicar todas as providências necessárias para a obtenção de um financiamento.

A Prefeitura Municipal de Biritiba Mirim, junto com o representante do Banco do Povo deverá em breve definir local para futuras instalações.

Fonte: Andreia Rafael - Secretária de Comunicação