20/01/2017 - Biritiba Mirim realiza Campanha: “Todos Juntos Contra o Aeds Aegypit”

Inicia neste sábado, dia 21 a Campanha: “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”. Ao todo, 29 profissionais da saúde estarão envolvidos no evento que tem a finalidade de levar orientações sobre as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya e eliminar possíveis criadouros encontrados no interior das casas.
“O trabalho dos agentes de saúde do município consiste na realização de vistorias domiciliares de modo a eliminar criadouros do mosquito, bem como mobilizar a população para evitar novas infestações.” Explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Miriam dos Santos Aguilar.
 De acordo com Aguilar esta é uma parceria com o governo estadual que foi renovado em 2017, e o município mobiliza agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e coordenadores, e funcionários da vigilância sanitária municipal nesta importante ação. Cada agente comunitário identifica as casas encontradas fechadas em suas respectivas áreas de atuação durante a semana, e, a partir desses dados planeja novas visitas aos sábados. Todas as regiões da cidade serão visitadas.
O secretário Municipal de Saúde, Clovis Nascimento Barros, destaca a importância deste programa, que é um incentivo da Secretaria de Estado e Superintendência de Controle e Endemias - SUCEN. “O objetivo é atingir o maior número de imóveis possíveis dentro deste prazo de trabalho”, revela.
Para o prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar (PV), o professor Jarbas essa ação vai identificar os trabalhos de prevenção do mosquito transmissor. “Peço que a população receba os profissionais da saúde, que estarão orientando os munícipes nesta ação de suma importância que é a campanha: “Todos Juntos Contra o Aeds Aegypit”. destacou.
O trabalho é feito em parceria entre a Vigilância Sanitária que tem o apoio do Superintendente da SUCEN, Dalton Pereira da Fonseca Junior, da Secretaria Municipal de Saúde através da Prefeitura de Biritiba Mirim.

Fonte: Andreia Rafael - Secretária de Comunicação