19/01/2017 - Biritiba Mirim terá Unidade do Sebrae

O município de Biritiba Mirim não pára de trazer novidades desde o início de janeiro deste ano. As propostas são de melhorar a vida da popularidade, aquecer o comércio, trazer empresas e fomentar o emprego para que mais gente seja beneficiada com os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela administração pública.
Nesta semana, por meio de reunião com integrantes do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e a Prefeitura Municipal de Biritiba Mirim, através de seu procurador, o prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar (PV), o Professor Jarbas foi dado o sinal verde para que uma unidade do Sebrae venha instalar-se no município.
Sebrae?
O Sebrae é um canal de atendimento do Sebrae-SP e de prefeituras, sempre visando à promoção da competitividade, do desenvolvimento sustentável, da melhoria do ambiente legal e de negócios das micro e pequenas empresas, contribuindo, também, com o fortalecimento da economia de âmbito local e com o incentivo do empreendedorismo.

Missão:
O principal papel do Sebrae é exatamente dar acesso a serviços financeiros, tais como:
- Orienta empresas para o acesso a serviços e linhas de crédito oferecidas pelo Sistema Financeiro Nacional (bancos, cooperativas etc.);
- Indica quais as instituições financeiras e linhas de financiamento e investimentos fixos que atendem melhor ao seu projeto;
- Elabora, estudos de viabilidade econômica do negócio e encaminha o parecer técnico à instituição financeira;
- Firma parcerias com instituições financeiras para ampliar o atendimento e melhorar o acesso ao crédito.
- Curso de empreendedorismo para capacitação dos jovens.

Bancos:
As instituições financeiras podem ajudar as micros e pequenas empresas concedendo crédito e oferecendo outros serviços. Saiba o que essas entidades fazem pelos pequenos negócios:
- Analisam o cadastro da empresa que solicita o financiamento, bem como seus sócios e avalistas;
- Definem as garantias sobre o financiamento e negociação com a empresa interessada;
- Analisam o crédito da solicitante de acordo com o projeto de viabilidade econômica e financeira;
- Contratam ou não a solicitação de financiamento;
- Liberam os recursos financeiros para as microempresas e empresas de pequeno porte.

Prefeitura:
O prefeito Jarbas Ezequiel entende que essa proposta dará maior visibilidade e crescimento para muitas empresas do município que ainda não tem orientação básica de como expandir seus negócios. “Se tudo der certo, vamos trazer uma ótima opção de desenvolvimento para os micros e pequenos empresários de nossa cidade.”, aposta Jarbas.

Fonte: Andreia Rafael - Secretária de Comunicação