18/01/2017 - Biritiba entra no combate ao HPV. Adolescentes entre 12 e 13 anos são os alvos da vacinação

O município de Biritiba Mirim entra com tudo para imunizar o HPV, a cidade passou a integrar o calendário nacional de vacinação, sendo esse um procedimento de rotina principalmente entre adolescentes nas faixas etárias de 12 a 13 anos de idade, de ambos os sexos. A campanha de vacinação contra o Papiloma vírus Humano (HPV) da Prefeitura de Biritiba está sendo realizada em duas unidades de saúde do município. O trabalho deu início dia 2 de janeiro de 2017. Para a Meningite C, o público alvo atinge adolescentes de 12 a 13 anos de idade, ambos os sexos já no HPV atingem meninos de 12 a 13 anos e meninas de 9 a 13 anos que passam a ser o público alvo desta campanha.

Local:
A Prefeitura de Biritiba Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Centro de Referência da Criança (CRC), situado na Rua São João, 56, no Jardim Takebe, atrás da prefeitura nova atende esse público das 8 horas às 12:30h e das 13:30h às 16:45h. Também no bairro do Cruz das Almas acontece a vacinação. Lá o paciente será atendido no ESF Cruz das Almas que fica na Rua Euclides da Cunha, 15, Cruz das Almas no mesmo horário. Para mais informações, o telefone de contato é o 4692-3720.

Meta:
A principal meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar cerca de 80% do público alvo, conforme relatou o responsável pela pasta, Clóvis Nascimento de Barros. De acordo com ele, a expectativa é de alcançar o maior número de adolescentes no município.

Procedimento:
Para se submeter ao procedimento o interessado deve comparecer em uma das duas unidades de saúde (CRC ou ESF), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16:45 horas, munido da carteira de vacinação e de um documento com foto. Além da imunização contra o HPV, jovens de 12 a 13 anos também têm à disposição a dose única da vacina meningocócica C conjugada – destinada à prevenção de doenças provocadas pela Neisseria Meningitidis do sorogrupo C. Essa bactéria causa infecções graves e, às vezes, até fatais, como a meningite e a sepse.

O HPV:
É um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. O combate ao Papiloma vírus Humano faz parte das medidas de prevenção ao câncer de colo do útero. A vacina contra o HPV oferece alto índice de proteção àqueles que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus. Quanto mais cedo acontece a imunização, melhor é a resposta de proteção. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo (papanicolau). A vacina não substitui a análise preventiva, nem o uso do preservativo no ato sexual.

Febre Amarela:
A Prefeitura de Biritiba Mirim informa ainda que somente será aplicada a vacina contra a Febre Amarela em pessoas que vão viajar para lugares endêmicos. A imunização pela primeira vez deve ser feita com antecedência de 10 a 15 dias, antes da viagem. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a cada dez anos é importante retornar a um posto da cidade para atualizar a dose. Para cada procedimento é necessário apresentar comprovante de endereço. Lembrando que a Febre Amarela é um vírus e a vacina precisa ser preparada, cada frasco do produto serve dez doses.

O prefeito Jarbas Ezequiel lembra que nas duas unidades de saúde os jovens poderão, durante a imunização contra o HPV, aproveitar a oportunidade para atualizar as carteiras de vacinação, tomando doses atrasadas ou que necessitam de reforço.

Fonte: Andreia Rafael - Secretária de Comunicação